Laundry Service Faz 10 Anos

Postado por You Carrossel - -

Há exatamente dez anos foi lançado o disco ‘Laundry Service’, responsável por tornar Shakira uma estrela mundial. Por isso, o Shakira Brasil traz para você um especial sobre o disco. Não deixe de conferir:
Já estabelecida como um nome do mercado latino americano, a idéia de levar Shakira para o mercado norte-americano veio de Gloria Estefan e seu marido.
“Uma das primeiras pessoas que acreditaram na possibilidade de eu gravar um álbum em inglês foi Glória Estefán, junto com seu marido Emilio Estefan, que foi meu empresário, e eu disse por que não encarar este desafio?”, disse ela.
Originalmente os planos eram que Shakira gravasse uma versão em inglês para o disco ‘Donde Están Los Ladrones?’ e Glória se dedicou a  traduzir as letras para o inglês. Deste processo, as únicas versões  que realmente vingaram foram ‘Inevitable’, que Shakira apresentou em programas de TV norte-americanos para divulgar ‘Donde Están Los Ladrones?’,  e ‘Eyes Like Yours’, que entrou no tracklisting final de Laundry Service’.
Posteriormente, decidiu-se fazer um disco inteiramente em inglês e a condição de Shakira foi que ela pudesse escrever todas as canções, como de costume. Para isto, ela fez aulas particulares de inglês por cerca de um ano, leu poesias e comprou dois dicionários de rima. Shakira conta que escrever em inglês foi um dos maiores desafios de sua carreira:
“Talvez este tenha sido o maior desafio de minha carreira, porque eu posso falar com meu advogado ou com meu empresário em inglês, posso pensar em inglês mas sinto, vivo, amo e  brigo em espanhol. Então, falar das emoções mais íntimas numa língua que não é sua primeira língua é sempre quase uma aventura, uma viagem ao desconhecido”.
Para divulgar o disco, ela se meteu em uma intensa turnê promocional: foram mais de cem performances em diferentes programas de TV em todo o mundo, além de incontáveis entrevistas, sessões de fotos e capas de revistas. Ao todo, o disco rendeu oito singles e cerca de 15 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
A primeira música de trabalho do disco foi ‘Whenever Wherever” (e sua contraparte “Suerte” para países de língua espanhola), que foi escrita com o auxílio de Glíoria Estefan. Para o vídeo, Shakira voltou aos holofotes com os cabelos loiros. Ela conversou sobre a mudança na época do lançamento do disco:
“Me perguntaram como me sentia loira e disse que me sinto mais atlética. Quando tinha o cabelo preto, gostava de ficar com a pele mais branquinha, mas agora que estou loira adoro ficar no sol”.
Ela também falou que não esperava gravar o vídeo para a canção em chroma key, técnica que adiciona cenários após as filmagens através de computação gráfica:
“O que mais me interessava era que através deste vídeo eu pudesse encontrar um diretor que capturasse minha essência como artista e o espírito da canção. Para isso precisava de um vídeo que unisse todos esses elementos de forma orgânica. Não queria um vídeo cibernético ultra moderno, e sim algo que estivesse mais relacionado com a vida, com a natureza. Sempre disse desde a primeira vez que nos encontramos. Não imaginava o vídeo desta forma, gravado em estúdio”
Sobre o título inusitado, que signifca “serviço de lavanderia”, Shakira explica:
“Durante esse um ano e meio que passei completamente dedicada a esta produção, me senti como se tivesse recebido um serviço completo de lavanderia por causa do amor e da música. O amor e a música são como água e sabão, uma maneira de ficar limpo de tudo”
 Curiosidades:
As cenas de tortura no clipe de ‘Objection’ foram filmadas em uma fábrica de jornal
Shakira teve que pular dentro de um tanque de água diversas vezes em plena madrugada para filmar o início e o fim do clipe de ‘Whenever Wherever/ Suerte’
‘Objection’ foi a primeira música que Shakira escreveu em inglês
Nos mercados de língua espanhola, ‘Laundry Service’ foi lançado sob o título ‘Servicio de Lavanderia’. A única diferença entre as duas versões é a ordem das faixas.
Estima-se que a produção do clipe de ‘Whebever Wherever’ tenha custado cerca de um milhão de dólares.
O empresário de Shakira durante toda a produção e divulgação de ‘Laundry Service’ foi Freddy DeMann, que anteriormente havia trabalhado com Madonna e Michael Jackson.
Para divulgar o disco, Shakira embarcou na ‘Tour of The Mangoose’, sua primeira turnê mundial

Deixe Seu Recado