Na tentativa de criar uma parada musical que seja mais fiel ao que o público está realmente consumindo, seja comprando um disco ou vendo um vídeo em seu computador, foi criado o Ultimate Chart, uma parada que reúne dados das mais variadas fontes para criar uma lista única. Eric Garland, CEO da empresa responsável pela listagem, explica como funciona: “Nós medimos as ações dos consumidores (comprar, tocar, ver etc.), nos baseando no valor gerado por cada transação”. Comprar, por exemplo, “pesa” mais do que apenas ouvir em streaming.
Para exemplificar o funcionamento do top, ela usa “Waka Waka”, de Shakira, como exemplo. “Como ela foi o tema oficial da última Copa do Mundo, continuou popular entre fãs de futebol nos EUA. Apesar de as vendas da música ainda impressionarem, os fãs preferem assistir ao video de graça, que traz cenas da Copa”, explica. Ou seja, isso significa que a música continua sendo ouvida, mesmo tendo desaparecido das paradas convencionais. “Essa é uma grande medida de popularidade e é também o tipo de acontecimento que achamos importante descobrir”, afirma.
No Ultimate Chart, Shakira aparece no 42º lugar, abaixo de Pink e acima de David Guetta. Na Billboard, ela sequer aparece entre os cem primeiros, seja na lista de discos quanto na de singles.