Confira Entrevista de Shakira á Revista Billboard

Postado por You Carrossel - -

No dia 9 de novembro, a estrela colombiana Shakira será honrada com o título de Personalidade do ano pela academia de Gravação Latina,  um reconhecimento não apenas por suas conquistas artísticas e musicais, mas também por seus múltiplos  e amplos esforços filantrópicos. Desde o ‘Waka Waka’, o hino da Copa cujo vídeo é o quarto mais visto de todos os tempos no You Tube, à sua recente nomeação para a comissão para excelência educativa dos hispânicos. Nenhuma outra artista feminina foi capaz de alternar entre sex appeal sobre o palco com filantropia. Shakira conversou com a Billboard sobre suas muitas faces.
Você esteve na Estrada por mais de um ano. O que vem agora?
Já comecei a escrever material novo. Comecei a explorar coisas no estúdio sempre que tinha tempo em Barcelona e aqui em Miami. Estou trabalhando com diferentes produtores e DJs e tento me alimentar disso e encontrar novas fontes de inspiração e novas motivações musicais. Estou anciosa para retornar aos estúdio. Meu corpo está pedindo.
Você tem mais de 10 milhões de seguidores e mas de 41 milhões de ‘curtir’ no Facebook. Qual a sua opinião sobre mídia social?
De política a filantropia e música a movimentos, somos capazes de fazer do mundo um lugar melhor por causa da mídia social, e ainda melhor, pode acontecer em tempo real. Não sou apenas eu me conectando com meus fãs ou eles comigo, também tem a ver com eles se conectando uns com os outros, criando relações, comunidades. É um veículo que nos garante toda a habilidade de nos relacionarmos uns com os outros não importa onde estejamos, qual o nosso histórico ou  o que fazemos. É a democracia em sua melhor forma. Um dos desejos mais simples e primitivos de nossa natureza é estar conectado com outras pessoas e aqui temos isso em escala global. É incrível.
Através da Fundação Pies Descalzos você opera seis escolas. O que te motiva?  
Por um lado, estava claro para mim que minha fundação lidaria com educação, criação de escolas onde não há a presença do governo, onde não há esperança; É frustrante ver que na América latina e outros países em desenvolvimento a educação é tratada como um luxo ao invés de ser reconhecida como um direito fundamental. Como é possível que haja crianças que não tem o que comer na América latina, um continente cuja produção agrícola tem a capacidade de alimentar nossa população inteira três vezes? Há tantas crianças inteligentes e vibrantes que não podem desenvolver seu potencial. Acredito que toda criança nasce com um talento. Cada um de nós vem ao mundo com um dom e a sociedade destrói as possibilidades de as pessoas brilharem.
Você também, é uma embaixadora da boa vontade e co-fundadora da ALAS – América Latina em Ação Solidária.
Sempre me concentrei na Educação. Tentei não diluir meus esforços. Com a ALAS, descobri ao longo dos anos conforme estudava o assunto que quanto mais jovem a criança, maior é a capacidade de aprender e se desenvolver mental e fisicamente. É o momento quando você precisa de mais atenção em sua vida. Você precisa de estímulo, nutrição e educação apropriados. Ter investimentos do governo neste setor tão vulnerável da população determina o desenvolvimento de uma nação. Nós apoiamos iniciativas do governo e nos reunimos com presidentes e ministros para ver o quão longe podemos ir e como podemos aumentar o investimento na educação infantil precoce, para crianças de 0 a 6 anos de idade.
Como você concilia a persona sexy que assume sobre o palco com seu lado filantrópico?
Não acho que eu seja como ‘O Médico e O Monstro’. Continuo usando  saia lápis para ir à Casa Branca e você não sabe quanto uma saia lápis pode fazer, mas obviamente o mundo do entretenimento é uma coisa e o que faço com fins sociais e crianças é outra. Mas eu quis tirar vantagem do meu status como pessoa pública para me encontrar com as pessoas importantes, pessoas que influenciam o mundo e, de uma forma ou de outra, determinam seu curso a curto ou longo prazo. Quero tirar vantagem desse status e lidar com coisas que são mais importantes do que eu mesma, que são assuntos de vida ou morte.  
Você não tem muito tempo  livre, mas quando tem, o que faz para relaxar?
Passo tempo com minha família. Meu fraco são as comédias românticas e filmes ruins. Quanto pior, melhor.

Deixe Seu Recado