Confira O Discurso de Shakira na Coletiva de Imprensa em Miami

Postado por You Carrossel - -


Como todos sabem , na última segunda-feira Shakira discursou na apresentação da nova parceria da Fundação Pies Descalzos, em Miami. Aqui você confere o discurso dela para o evento na íntegra!
Para mim é muito gratificante poder anunciar esta parceria entre a Fundação Pies Descalzos e a Fundação Futbol Club Barcelona e ratificar hoje mais do que nunca o que venho comprovando nos 14 anos que temos trabalhado com minha Fundação: Como a educação é a ferramenta mais eficiente e mais veloz para mudar o destino de uma criança e o destino de famílias e comunidade inteiras. Na Colômbia, vimos com Maria Emma Mejía como crianças que pela situação de vulnerabilidade e pobreza extrema em que vivem podiam hoje ter seguido o caminho da violência ou da delinquência. Na realidade, acompanhamos estas mesmas crianças desde o colégio até a universidade e hoje elas estão a meio caminho de se transformarem em profissionais graduados e de orgulho para suas comunidades.
Nos Estados Unidos, já somos 54 milhões de latinos. Não apenas representamos a maior minoria do país como a que mais cresce. Nossa comunidade necessita urgentemente de todas as ferramentas possíveis para que nossas crianças desenvolvam todo o seu potencial, todos os seus talentos, toda sua inteligência.
Nada melhor para conseguir isso do que a educação: com o futebol de mãos dadas, como uma ferramenta de integração e desenvolvimento, ainda melhor. Com Gerard aprendi uma coisa sobre o futebol. Aprendi, sobretudo, o que ele representa para o desenvolvimento de um ser humano quando o esporte está ligado a seus primeiros anos de vida e como ajuda a desenvolver aptidões nas crianças que começam muito cedo. Aptidões como o trabalho de equipe, o respeito às regras, a disciplina, a tolerância, a vontade de conseguir atingir a meta, alcançar a vitória e realizar sonhos.
Ele também me explicou como no Barça existe uma verdadeira integração de jogadores de várias nacionalidades, idiossincrasias, e crenças religiosas, e como a união e o fato de vestir a mesma camisa é o que verdadeiramente importa e está acima de qualquer distinção.
Estas conversas com ele, como podem imaginar, me fizeram sonhar com o dia em que humanidade passará por cima de tudo aquilo que nos divide. E que a humanidade, assim como o Barça, vista a mesma camisa e defenda o mesmo objetivo comum, o de oferecer oportunidades de educação a todas as crianças, sem distinção de raça ou condição social.
Tenho certeza de que esta receita de futebol e educação é infalível: Cada criança no mundo pode levar um livro e uma bola de futebol. Os hispânicos nos Estados Unidos já têm o talento e a vontade, agora só nos falta mais educação e mais esporte para ter  balão em nossa quadra e para conseguir a melhor jugada.

Deixe Seu Recado