Shakira Escreve Artigo Para O Jornal Americano Huffington Post

Postado por You Carrossel - -


Foi publicado na última quarta-feira o artigo escrito por Shakira para o jornal norte-americano Huffington Post. O texto, publicado na sessão de educação, fala sobre a visita da colombiana a Israel, sua experiência com estimulação infantil precoce e é baseado no discurso dela na Conferência da qual participou no país. Confira o texto na íntegra traduzido em português:

Mês passado eu tive o prazer e a honra de estar na Terceira Conferência Israelita em Jerusalém como uma das palestrantes e convidada do presidente Shimon Peres. Esta conferência foi dedicada às “decisões cruciais que farão um amanhã melhor”
Na tarde da conferência, visitei a Max Rayne Jerusalem School, um lugar inspirador onde metade dos alunos é palestina e metade é israelita. Os alunos estudam juntos falando árabe e hebreu, aprendendo e brincando juntos sem diferença. Esta visita me lembrou, mais uma vez, que as maiores decisões que podemos fazer por um futuro melhor tem a ver com o modo como criamos e educamos nossas crianças.
Venho da Colômbia, um país que, como Israel, tem passado por décadas de violência. Comecei a Fundación Pies Descalzos quando tinha 18 anos como uma forma de ajudar a parar o ciclo de brutalidade que via lá. Convenci-me de que aumentar o acesso à educação era uma das poucas opções que um país como a Colômbia tinha para vencer a batalha contra a pobreza e a violência. As escolas que a Fundação continua a construir e operar na Colômbia agora educam mais de seis mil crianças. Nossos projetos no Haiti e na África do Sul servem centenas de outras.
Vim para Israel para dividir algumas das lições que aprendi e as experiências que reuni trabalhando no campo da educação e vendo seu poder transformador. Primeiro, as crianças nascem esperando paz e é nossa missão proteger esta expectativa pelo máximo de tempo possível. Segundo, educação é um investimento excelente porque não é preciso esperar 100 anos, nem mesmo 20 anos, para ver resultados tangíveis.  A velocidade do resultado e dos benefícios para a humanidade é sem precedentes. Um investimento precoce – quanto mais cedo melhor – dura para a vida toda ou mesmo muitas vidas, já que impulsiona famílias e comunidades inteiras. Conforme a criança cresce e começa a aprender, o investimento de tempo, energia e dinheiro feito pela família começa a se aprofundar. Os valores da criança crescem, os da família crescem, os da comunidade crescem.
Não há outro investimento que tenha o tipo de efeito multiplicador que a educação precoce tem. É uma coisa incrível estimulá-la e vê-la crescer e se espalhar. Ver os alunos florescerem na Max Rayne School – assim como visitar as crianças em minhas escolas na Colômbia, que agora estão indo para a faculdade, ao invés de ir para as guerrillas armadas – apenas reafirma minha convicção de que a educação é a própria substância da paz.
Temos tantos problemas coletivos para solucionar. Nosso futuro não é certo. As crianças de hoje têm desafios incríveis à sua frente e precisam estar prontas. Vamos dar a elas segurança, vamos dar a elas mentes abertas, vamos dar a elas todo o amor e estímulo que pudermos. Vamos dar a elas a chance de construir um mundo que seja melhor do que aquele no em que elas entraram. O futuro precisa desesperadamente que elas sejam bem sucedidas. Elas são a esperança que podemos ter de encontrar a paz.

Deixe Seu Recado