Confira em Português O Discurso de Shakira na Conferência em Jerusalém

Postado por You Carrossel - -


Esta semana Shakira esteve em Jerusalém para participar da Terceira Conferência Presidencial, organizada pelo presidente Shimon Peres. No evento, ela falou sobre a importância da educação na primeira infância e sobre a necessidade de investimentos na área. O News Shakira World traz agora para você a tradução exclusiva do discurso feito por ela. Confira:
Senhoras e senhores, vossa excelência, presidente Peres – shalom
É um prazer estar aqui para a Terceira Conferência Presidencial, e muito mais o que um prazer estar em Jerusalém, a cidade das cidades.
Esta conferência é dedicada às “decisões cruciais que farão um amanhã melhor”. Não poderia haver um local mais apropriado do que Jerusalém e Israel. Esta terra, este berço da civilização, esteve aqui desde os primeiros esforços da civilização para transcender. Ela deve estar à frente hoje e no futuro, avançando em inovação humana e desenvolvimento social.
Minha visita à Max Rayneschool hoje em Jerusalém – uma escola inspiradora que é metade judia e metade árabe – só me lembrou, mais uma vez, que as decisões mais importantes que podemos fazer por um mundo melhor têm a ver com como criar e educar nossas crianças.
Venho da Colômbia, um país que já passou por décadas de conflito. Estou envolvida com a educação de crianças colombianas desde os 18 anos, quando comecei minha primeira fundação. Me convenci de que ajudar a aumentar o acesso à educação era uma das poucas opções que um país como o meu tem como antídoto contra a violência e a pobreza.
As escolas que minha fundação continua a construir e gerenciar em áreas de conflito agora educam cerca de seis mil alunos por todo o país e atendem outras 30 mil pessoas. Nós também começamos um projeto no Haiti e outro na África do Sul, mas foi no meu próprio país que aprendi algumas das lições mais valiosas.
Em áreas de conflito, uma criança que vive em condições de pobreza extrema e que não vai à escola tem dez vezes mais chances de ser recrutada por um grupo militante do que uma que está recebendo educação. Logo,  o simples fato de colocar mais crianças na escola e mantê-las lá pode reduzir o recrutamento e a violência.
Na Colômbia, uma de nossas escolas é em Choco, uma cidade ribeirinha que já viu mais conflito do que devia ao longo dos anos. A escola fica no alto de uma subida, em uma rua lamacenta, mas tem computadores, áreas de lazer, é limpa, arrumada, segura e, sim, ambiciosa. Aquelas crianças estão lá para aprender.
Muitas destas crianças são refugiadas da guerra ou tiveram seus pais mortos. Muitas delas crianças foram destinadas a entrar no mundo das drogas ou serem recrutadas pelas guerrilhas de um tipo ou de outro, como seus companheiros.
Mas ao invés disso, agora temos crianças de Choco e outros lugares indo para a faculdade. Elas agora serão uma força pela paz, crescimento econômico e estabilidade no meu país. As crianças que tivemos o privilégio de acompanhar desde o primário passando pelo Segundo grau até a faculldade são as história de sucesso que me fazem me apaixonar de novo e de novo pela defesa da educação.
Sou fascinada pelo poder transformador e pela velocidade da educação. Não é necessário esperar 100 ou 50 ou 20 anos para ver resultados tangíveis. Sou uma pessoa muito impaciente e não gosto de desperdiçar meu tempo, meu dinheiro ou meus esforços. E acreditem em mim, não há desperdício quando o assunto é educação. É o tipo de investimento social que prova sua própria eficácia rapidamente e traz resultados rápidos para o governo e grande satisfação para aqueles envolvidos.
Todos os dias nós vemos isso. Vemos mudanças reais não apenas no desevolvimento psico-social de crianças que tem  acesso a uma Educação de qualidade, mas também em seus desempenho dentro e fora da escola, com suas famílias e comunidades. E além disso tudo, todos s anos temos o prazer de formar uma geração de indivíduos jovens e produtivos prontos para viverem vidas dignas.
Estou convencida, assim como muitas pessoas estão, que investir na Educação é a melhor estratégia para a paz e estabilidade global – e quanto antes começarmos, melhor. Investimentos precoces, nutrição infantil e cuidados médicos básicos do nascimento aos seis anos são essenciais para uma criança desenvolver as condições necessárias para aprender – para produzir melhor em sala de aula, mas também por toda sua vida.
Conforme a criança cresce a começa a aprender, o investimento da família, um investimento psíquico e social, se torna mais profundo. Os valores da criança aumentam ainda mais, os valores sociais da família crescem, os valores da comunidade crescem.
Não há nenhum outro tipo de investimento que tenha este tipo de efeito multiplicador nem há nada parecido. É algo incrível de se estimular e ver crescer e se espalhar. E é, acreditem, a própria substância da paz.
Estou muito feliz de estar em Israel, porque acredito que este é o lugar perfeito para falar sobre como é urgente fazer da educação uma prioridade. Israel tem sido um grande caldeirão de culturas por muitos séculos e continuará a ser. Em minha canção ‘Waka Waka’, canto sobre como somos todos África. Hoje, quero dizer que como parte da civilização ocidental, somos todos herdeiros da cultura e da alma abraâmica que foi forjada aqui, logo, somos todos Israel também.
Israel, a mãe de todas as culturas e da espiritualidade humana, pode ajudar a guiar a próxima geração. Enquanto humanidade, temos muitos problemas coletivos para resolver. Basta pensar sobre a água no Oriente Médio ou sobre o aquecimento global, doenças, inadequação. Nosso futuro é incerto.
Precisamos, agora mais do que nunca, educar mentes, sem distinguir de onde são ou no que crêem. Mentes que estarão prontas para encarar nossos problemas coletivos e buscar por soluções comuns. Precisamos ajudar a preparar os cientistas, os médicos, os físicos, os ambientalistas e até os artistas de amanhã. As crianças de hoje têm grandes tarefas à sua frente. Vamos fazer esta geração seguir em frente alimentada de corpo e mente. Eles precisam estar prontos. Vamos dar a eles segurança e todo o amor e encorajamento que pudermos. Vamos pensar neles como um grande tanque de pensamento, uma geração de inovadores. Agentes da mudança, como o presidente Peres diria.
Eles precisam de nós, nós precisamos deles. O  futuro precisa desesperadamente que eles sejam bem sucedidos. Eu acredito em educação para a prosperidade, em educação para a paz. 
Muito obrigado pela sua atenção.

Deixe Seu Recado